
Em 1999, Matrix sacudiu Hollywood com espetaculares efeitos especiais que revolucionaram o cinema de ação. Porém, muito mais que encher os olhos dos espectadores com seqüências de imagens jamais vistas na tela grande, o filme garantiu aos mais interessados, material para um caloroso e interessante debate, algo que já dura quatro anos e promete se estender por décadas, a exemplo de outros grandes clássicos da ficção científica como 2001 - Uma odisséia no espaço (2001: A Space Odyssey, de Stanley Kubrick, 1968) ou Blade Runner - O caçador de andróides (Blade Runner, de Ridley Scott, 1982).
Dentre os aspectos mais empolgantes de Matrix estão a utilização de simbolismos religiosos como embasamento para as idéias propostas na história. Os enigmáticos irmãos Wachowski, criadores e diretores da série, nunca gostaram de comentar a esse respeito. Porém, num raro chat com os fãs há alguns anos, a dupla revelou que absolutamente todas as referências foram cuidadosamente plantadas e intencionais, incluindo todos os nomes de personagens, e que todas elas têm múltiplos significados. " Matrix é o resultado da soma de cada uma das idéias que já tivemos", disse Larry Wachowski.
É difícil não acreditar na afirmação depois de pesquisar um pouco sobre a mitologia existente no filme... um verdadeiro caldo de idéias religiosas e filosóficas.
Comentários do grupo:
Vanessa: Eu entendi que o filme Matrix, tem por objetivo provocar a idéia com a ajuda de surpreendentes efeitos visuais criados por computadores e que parecem reais. Em uma matéria que li , o supervisor de efeitos especiais John Gaeta comentou o seguinte: "As imagens geradas por sua equipe são tão impressionantes que talvez a nossa tecnologia se torne uma verdadeira Matrix".
A Matrix tem por objetivo também, nos prender à cor verde, que é o foco. Portanto o filme é um tabuleiro de xadrez que é um mundo onde, as peças são os fenômenos de universo, as regras do jogo são o que chamamos de leis da natureza, o jogador no outro lado está oculto a nós... A respeito do meu trabalho em grupo pude perceber que a matrix envolve vários aspectos que servem para serem discutidos, como o avanço de uma nova tecnologia. a questão da habilidade do homem pulando muros, além de ser um dos melhores filmes com efeitos especiais produzidos. De acordo com a religião o filme nos faz mergulharem nossa imaginação e refletirmos sobre nossas próprias atitudes.
A trilogia Matrix é uma obra prima do cinema moderno que conquista milhões de pessoas com as questões filosóficas inerentes a sua trama.
Discussões sobre dominação e liberdade, ilusão e realidade, verdade e mentira, consciência e percepção, religião e estilo de vida, ética e tecnologia, formam um emaranhado contextual propício para reflexões sobre a nossa realidade sócio-ambiental na área de engenharia de produção, educação e administração. O presente trabalho pretende fazer algumas reflexões sobre a satisfação parcial de necessidades geradas pelo sistema organizacional para que os empregados sejam controlados mais facilmente.
A filosofia no filme de matrix,,se vivemos em um mundo inverossímil e somos todos apenas parte de um programa de computador, então desabafo indignado: triste sorte a nossa, homens desgraçados que somos, será que não nascemos para alguma coisa melhor?! Pois é, esse filme tem muito haver com filosofia,ele mostra como as pessoas são..Por fora..não consegue enxerga seu próximo e só valoriza a si mesma!
"Ninguém pode dizer o que a Matrix é... você tem que vê-la por si mesmo”.
Cínthia: Matrix, de acordo com o que foi debatido na sala de aula, foi um dos melhores filmes de Hollywood, graças aos seus maravilhosos efeitos especiais jamais vistos na tela do cinema, além de ter oferecido aos interessados um ótimo assunto para um longo debate e o mesmo já dura cerca de quatro anos. Os principais aspectos que ajudaram na criação do filme foram: religião, filosofia , tecnologia, ciência, dentre outros. A minha equipe cujas as componentes são: Cínthia, Daniela, Iasmin,Vanessa, Daiane e Virna, falamos sobre a importância da religião e como ela influenciou para a existência do filme.
Inicialmente fizemos as seguintes perguntas:
- Quais são as religiões que compõem o filme?
- Em que parte do filme elas estão presentes?
-Por que elas foram escolhidas pelos diretores?
De acordo com as pesquisas feitas há três religiões: catolicismo, gnosticismo e o budismo. Cada uma delas têm um significado diferente; o catolicismo é quando Neo passa a ser considerado o messias e que ele morreu para nos salvar, assim como Jesus. O gnosticismo é no filme a falta de crença em Deus, pois eles acreditam em videntes algo que contraria as leis do Senhor e o Budismo é a existência do irreal, assim como no filme. Essas religiões foram escolhidas para mostrar a ligação e a importâcia das diversas religiões na vida do ser humano. Portanto, Matrix é a mistura do real com o irreal, atendendo a todas as pessoas de religiões e culturas diferentes.
Daniela: O filme retrata uma idéia de mundo que não está muito longe da nossa, pois mostra o avanço da ciência e da tecnologia, algo q está crescendo cada vez mais. Ele é muito interessante para ser estudado, pois engloba temas que estão em nosso dia a dia como a filosofia, as religiões, o avanço tecnológico e científico.O autor colocou alguns efeitos especiais para torná-lo mais interessante, para prender a atenção dos telespectadores, mesmo sabendo que aquilo é mentira, que nunca pode ocorrer , gostamos.
O meu grupo, quer era Eu, Cínthia, Iasmin Vanessa Oliveira, Virna e Daiane, falou sobre os diferentes tipos de religiões tratadas no filme, que são três: o catolicismo, o budismo e o gnosticismo; nós explicamos cada uma delas, mostrando cenas do filme. Eu expliquei sobre o slide, onde nele mostrava fotos facilitando o entendimento dos alunos sobre as diferenças entre elas.
Bom, eu não gostava do filme Matrix, mas entendendo o seu conteúdo, passei a entender a importância do estudo sobre ele.
Ricardo: Matrix tem como tema a luta do ser humano, por volta do ano d 2200, para se livrar do domínio das máquinas que evoluíram após o adento da inteligência artificial. A matrix é uma realidade virtual, um programa de computador ao qual todos são conectados. O filme é notário por suas inovações em efeitos especiais e na ação terem acabado por criar diversos clichês no cinema. Meu tema foi a tecnologia.
Ive: O tema apresentado no meu trabalho foi tecnologia.
O filme " The Matrix" aborda vários temas como religião, filosofia entre outros...
Um dos temas mais importantes também é a tecnologia, pelo filme mostrar muito esse assunto.
A tecnologia do filme é mostrado a todo momento e isso tem pontos positivos e negativos. A parte positiva é que a tecnologia utilizada é muito interessante e curiosa. Porém, também possui um ponto negativo. Muitas pessoas não gostaram do filme justamente pelo fato da tecnologia ser abordada ser apresentada a todo momento e isso faz com que o filme fique um pouco "mentiroso".
Nenhum comentário:
Postar um comentário